sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"Colcha de retalhos para respostas comunitárias" - Fábricas de Cultura V. Nova Cachoeirinha


Dia 10 e 11 de novembro, foi a vez da biblioteca da Fábricas de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha nos receber em mais um encontro com leitores, no intuito de trabalhar a literatura e a poesia com os participantes e, juntos, realizarmos mais uma "colcha de retalhos para respostas comunitárias".

Novamente sentimos na pele a potência da colcha como disparadora de relações e conversas.


Numa manobra sutil, mudamos um pouco a nossa pergunta chave:



Todos descalços, mãe e filha, irmãos, avós e netos, todos, até quem não participou diretamente deu seu pitaco. Acabar com a hierarquia, perseverança, amor e paz, entre outras, foram algumas respostas da família Onorato que estava presente na feição da colcha.


 As pessoas iam dando suas respostas nos retalhos e depois umas iam ensinando as outras a costurarem suas ideias à colcha, interagindo entre si.












 Enquanto o pessoal ia realizando a costura iamos intervindo com a leitura de poemas em voz alta, indagando os poetas sobre o que eles fariam para mudar o mundo (faremos uma postagem especial sobre esse fenômeno). Perguntávamos em voz alta, respirávamos fundo, abríamos o livro e liamos a estrofe da primeira página que caia. Depois perguntávamos uns aos outros: e ai respondeu? E alguns diziam que sim, outros descordavam e as frases giravam em torno de breves debates entre os participantes.


 Enquanto realizávamos este jogo, fomos conversando sobre a importância dos poetas e que, a nação que não ouve seus artistas e poetas está fadada ao declínio. Também conversamos sobre os oráculos da antiguidade e que os poetas hoje, são uma espécie de guardadores desta tarefa, os poetas são os oraculos das sociedades atuais, por isso a importância de ouvi-los.











Quem não tinha as respostas ali, na hora, podia consultar os livros de poesia e de literatura, disponíveis no espaço.






 Percebemos que a Costura Urbana é reflexão do começo ao fim, mesmo que não aconteça o tão solicitado e pedante "momento reflexivo", percebemos que os participantes, por pouco que seja, carregam na mente e no corpo ( ato terapêutico de costurar), a experiência, levando para casa a reflexão.








Talvez essa (favela/cortiço/maloca) seja a tradução para a estética da partilha. Esta colcha representou em seu processo e em sua finalização, a estética da relação. Pela diversidade e potência, esta colcha pode trabalhar em seu âmbito, questões sociais e terapêuticas - pessoas de várias situações de saúde, opiniões, crenças, vivendo o mesmo poema, costurando a mesma colcha. Acentuado pela intimidade do lugar, uma forte relação de troca  ( humana, palavras, energia) desde os pés descalços, ao revezamento de agulhas, todos se relacionaram, se encostaram em prol da colcha de retalhos, visando achar respostas para melhorar o mundo.




Quatro lições da costura:


1ª - não costurar, deixar que os participantes costurem suas próprias idéias para que eles se apropriem da coisa - troca real - entre todos e o objeto-colcha.


2ª - deixar as pessoas a vontade e respeitar o tempo de cada um.


3ª - treinar o silêncio e privilegiar a escuta, mediar sem interferir no debate e confiar.  Ao invés de trabalhar, respirar, pois "mestre não é aquele que ensina e sim aquele de derrepentemente aprende" (G. Rosa) - levar isso as últimas consequências.


4ª -  trabalhar para que a dispersão  não aconteça ou incorpora-la como fundamento - superar o meio termo e a dor do abandono - não ser o messias, não firmar na falta, não aderir as demandas excessivas dos espaços pedagógicos e dos meios da arte em geral que impõe a reflexão como regra, não criar espaços para a reflexão e jamais subestimar o outro achando que eles não refletem, e que precisam de espaços "criados" para refletirem, como se eles dependessem de alguém para faze-lo. Propor espaços de presença do começo ao fim - carregar isso na fala e no corpo.


Ótima resposta Jards!!!

...
Novamente agradecemos a equipe do Fábricas de Cultura e a comunidade da Vila Nova cachoeirinha por mais este momento CRIATIVO!!!

Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário